Artesãos paranaenses participam do 19º Salão do Artesanato em São Paulo
“Vamos levar o talento e a diversidade do artesanato paranaense para o Salão de Artesanato, evento de alcance nacional que vai contar com a participação de 13 artesãos individuais vindos de 10 municípios, além de uma entidade representativa, a Associação dos Núcleos Artesanais de Vizinhança (ANAV).
Com a participação em eventos nacionais, buscamos valorizar saberes tradicionais, estimular o empreendedorismo e promover a economia criativa no estado”, explica a coordenadora Pollyanna Medeiros.
Entre os destaques da delegação paranaense estão os artesãos indígenas Leandra Kunha Rete Lopes (São Miguel do Iguaçu) e Amadeu Kãegso Caetano (Turvo), que apresentarão peças autorais como cestarias, instrumentos tradicionais, colares e esculturas.
A mestre artesã Joseane Ester da Costa Bornelli, de Maringá, também participa, reconhecida pelas bonecas Maria do Ingá e pelas pinturas decorativas em cerâmica.
A ANAV será representada por Deonilda Muller Machado, que expõe obras coletivas de artistas em técnicas como mosaico, entalhe em madeira e marchetaria.
“Sabemos o potencial dos artesãos do nosso Estado, cujos produtos têm muito valor agregado. Mas para que eles se tornem conhecidos, é preciso oportunidade.
Para isso, estamos fazendo ações de fomento por meio da Coordenação Estadual, oportunizando a participação dos nossos artesãos em feiras nacionais e internacionais”, reforça a secretária de Estado Leandre Dal Ponte.
Marta Muzeka, artesã de Prudentópolis, participa do Salão do Artesanato com suas Pessankas, ovos decorativos em técnica tradicional eslava.
E chama atenção por usar as roupas típicas de origem ucraniana. “É uma satisfação poder participar das feiras, através das iniciativas do governo do Paraná.
Vendo minhas Pessankas na região de Prudentópolis, e pude ter um aumento no número de vendas ao participar de eventos em outras cidades e estados, como o Salão.
A Pessanka chama atenção pela beleza e significados, que encantam o público”, destaca.
Completam a participação paranaense os seguintes artesãos:
“A participação do Paraná no salão é uma ação estratégica do Governo do Estado para valorização do artesanato enquanto patrimônio imaterial, reforçando políticas públicas de incentivo à cultura e à economia criativa”, completa Pollyanna.
RAÍZES BRASILEIRAS – Com o tema “A arte que vem da fibra”, homenageando a diversidade e força do artesanato brasileiro, a expectativa é atrair mais de 60 mil visitantes e superar os R$22 milhões movimentados em 2024, entre vendas diretas e negócios futuros.
O evento tem apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Ministério do Empreendedorismo, da Micro e Pequena Empresa, do Governo Federal e do Sebrae.
Além de receber artesãos de todos o país, a curadoria do Salão do Artesanato atuou no sentindo de apresentar em São Paulo trabalhos e artesãos que revelem a produção mais característica de todas as localidades, refletindo a identidade e a história de suas comunidades.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL – A programação cultural do Salão do Artesanato 2025 celebra a diversidade brasileira ao unir tradição e inovação, reverenciando a diversidade da produção artística brasileira. Na música, o grupo Canto da Mata traz a força do Boi-Bumbá de Parintins; o Forró Maria Lua reverbera os ritmos do Nordeste com identidade e alegria; Rodrigo Zanc e Murilo Romano revisitam o cancioneiro caipira em tom intimista; e a Banda Canaviera celebra clássicos, traz releituras da Tropicália e novos sons da música nacional. Já o espetáculo “Luz e Movimento”, do projeto Triskle, com Gustavo Ollitta e Bárbara Francesquine, mistura arte circense e tecnologia, hipnotizando o público com um balé de luzes e formas.
ESPAÇO – Em mais de 14 mil m², ocupando o 1º e o 2º pisos do Pavilhão da Bienal, o Salão do Artesanato tem áreas destinadas a estandes comerciais, palco para apresentações culturais, espaços de exposições, salas de oficinas, sala de Rodada de Negócios, espaços operacionais, banheiros, praça de alimentação interna e externa (Praça das Bandeiras), sala de imprensa, espaços operacionais e áreas confortáveis de convivência e descanso com estrutura para carregamento de dispositivos eletrônicos.
SERVIÇO:
19º Salão do Artesanato
Pavilhão da Bienal – Parque do Ibirapuera São Paulo
De 21 a 25 de maio
Das 11h às 21h (para o público em geral)
De 21 a 23 de maio
Das 10h às 11h (acesso exclusivo para lojistas)
Entrada franca