Por Redação Nossa Gente

A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do 14º Batalhão (BPM), registrou um crescimento de 228% nas apreensões de maconha na região de fronteira, no Oeste do Estado, nos últimos dez anos.
O volume passou de 7,7 toneladas, em 2016, para 25,4 toneladas entre janeiro e outubro de 2026. O resultado é o maior da série histórica e foi alcançado em uma área de atuação que abrange 420,7 mil habitantes e um território aproximado de 3,2 mil quilômetros quadrados.
O volume apreendido em 2026 já supera em aproximadamente 5% o total registrado durante todo o ano de 2025, quando foram retiradas de circulação 24,2 toneladas da droga.
A diferença representa cerca de 1,2 tonelada a mais, mesmo com o ano ainda em andamento. O resultado também evidencia a aceleração das apreensões nos últimos três anos, período em que os registros mais que dobraram.
O crescimento está associado ao planejamento estratégico das ações policiais, à utilização de informações de inteligência e aos investimentos em tecnologia, equipamentos e estrutura operacional.
A combinação desses fatores tem ampliado a capacidade de atuação das equipes, permitindo maior precisão na identificação de rotas utilizadas pelo tráfico e na interceptação de carregamentos de entorpecentes.
“Esse resultado é fruto de um trabalho que combina planejamento, inteligência e investimentos na atividade policial. A modernização dos equipamentos e o aprimoramento das estratégias de atuação permitem que nossas equipes sejam cada vez mais eficientes na identificação e interceptação de carregamentos de drogas.
Superar o recorde do ano passado ainda em outubro demonstra a importância desse trabalho”, destacou o comandante do 14º BPM, major Eliseu Gonçalves.
A elevação dos volumes interceptados ocorre em uma região marcada pela proximidade com o Paraguai e pela existência de corredores utilizados para o transporte de drogas, o que amplia a complexidade do enfrentamento ao tráfico na faixa de fronteira.
Leia também

Polícia
Casal e três filhos são identificados como vítimas de acidente causado por motorista bêbado em Candói
26 de outubro de 2026 às 16:00

Polícia
Polícia ambiental apreende redes de pesca e tarrafas em Rio Bonito do Iguaçu
26 de outubro de 2026 às 10:18

Polícia
PRF prende motorista bêbado envolvido em colisão frontal que matou cinco pessoas em Candói
26 de outubro de 2026 às 09:52

Sicredi Centro Sul celebra 42 anos de cooperação, crescimento e desenvolvimento regional

Uma paranaense de Goioerê será a próxima secretária de Educação do Paraná

Apreensões de maconha crescem 228% em dez anos na região de fronteira do Paraná

Jogos da integração promovem esporte e união entre os servidores públicos de Prudentópolis

Patrimônio e memória: Guarapuava recebe o 10º Encontro Estadual de Museus

87 milhões de doses: após reverter queda, Paraná alcança maior índice de vacinação da década

É com pesar que o portal Nossa Gente comunica o falecimento de Josmar Vilczar (Polakão) aos 57 anos de idade

APASFA recebe produtos arrecadados durante a VI Corrida e Caminhada Rosa de Prudentópolis

Membros do Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais são diplomados

Marcos Henrique & Rangel gravam DVD com participações de cantores nacionais