Por Redação Nossa Gente

A Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) entregou na terça-feira (20) 1.000 aparelhos celulares para equipar a Defesa Civil do Paraná.
Os equipamentos foram doados pela Receita Federal ao Governo do Estado.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a comunicação operacional das equipes e ampliar a integração entre o Estado e os 399 municípios paranaenses no monitoramento de ocorrências e na prevenção de desastres.
Agentes de todos os municípios do Paraná receberão pelo menos um novo aparelho.
Os equipamentos serão utilizados em um projeto de conectividade entre a Defesa Civil estadual, os Núcleos de Apoio Regional (NAR) e as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil.
“Estamos colocando a inovação a serviço da proteção das pessoas. Estes mil celulares vão fortalecer o trabalho da Defesa Civil e a comunicação com os municípios, contribuindo para decisões mais rápidas e uma atuação integrada diante das situações de risco, principalmente por conta do El Niño”, afirma o secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Marcos Stamm.
Os celulares darão suporte ao Sistema Informatizado de Defesa Civil (SISDC), que permitirá o registro e o envio de ocorrências, imagens e informações coletadas em campo.
A ferramenta também apoiará o acompanhamento de áreas vulneráveis e a identificação antecipada de situações de risco.
“Com o reforço da comunicação entre as equipes estaduais e municipais, a tecnologia poderá contribuir para agilizar o compartilhamento de informações, subsidiar a tomada de decisões e melhorar a coordenação de recursos públicos em situações de emergência”, disse o coronel Ivan Ricardo Fernandes, coordenador executivo da Defesa Civil.
A iniciativa também contribui para ampliar a capacidade de prevenção e resposta a eventos meteorológicos extremos, reforçando a preparação das equipes para identificar riscos, compartilhar informações e agir com agilidade diante de situações de emergência.
A ação faz parte de um acordo de cooperação técnica entre a SEIA com a Defesa Civil na área de conectividade, principalmente do setor rural. O diretor de Relações Institucionais da SEIA, Julio César de Oliveira, destacou o trabalho de conectividade desenvolvido pelo Estado.
“Além do trabalho de conectar áreas rurais com maior área de cobertura móvel, estamos também fortalecendo e equipando os profissionais da Defesa Civil para aumentar a agilidade nos atendimentos”, afirma Oliveira.
Leia também

Polícia
Em Ivaí homem com lesões no rosto e queimaduras é encontrado morto em plantação após ser levado em porta-malas
22 de outubro de 2026 às 08:25

Polícia
PRF apreende mais de 40 kg de maconha e 2 kg de skunk com venezuelana em Guarapuava
21 de outubro de 2026 às 13:23

Polícia
Em Irati homem é preso por importunação sexual
21 de outubro de 2026 às 09:04

EPR Iguaçu, Via Araucária e PRF realizam simulado de resgate veicular com equipes femininas na BR-277 em Prudentópolis

FPF realiza arbitral do Paranaense 2027 em Ponta Grossa

Estado equipa Defesa Civil com 1.000 celulares para fortalecer comunicação com municípios

Ônibus Lilás mobiliza população em ação de combate à violência contra a mulher em Prudentópolis

Idosos de Prudentópolis vivenciam dia de cultura, turismo e lazer em Carambei pelo “Viaja +60”

Estado faz 1,4 milhão de mamografias e reforça ações de rastreamento do câncer de mama

É com pesar que a funerária São João e o plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Jovem Gustavo Henrique Preczeniak Hallvass

Marcos Henrique & Rangel gravam DVD com participações de cantores nacionais

Membros do Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais são diplomados

Sicredi Centro Sul celebra 42 anos de cooperação, crescimento e desenvolvimento regional